Só Lula dialoga com o mundo, diz Haddad: ‘Oposição não transcende nem próprio estado’

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou que geopolítica será o principal desafio no futuro e que, atualmente, somente Lula tem capacidade para enfrentar o desafio de inserir o Brasil na nova ordem global.

Em entrevista ao UOL, o ministro exaltou a atuação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas relações com outros países e reforçou que o petista é o único líder brasileiro com condições de propor soluções que possam posicionar o Brasil como relevante na discussão mundial.

“Na minha opinião, o grande tema está diante da nova geopolítica internacional. Como vamos nos inserir nessa nova ordem mundial? Penso que o Lula tem condições de dar uma resposta a isso”, destacou o ministro.

Economia não será decisiva para ganhar ou perder eleição, diz Haddad

Titular da Fazenda afirma que economia não garante vitória ou derrota em 2026 e usa Bolsonaro como exemplo de como a política se tornou mais imprevisível

Sem citar nomes, Haddad também criticou a visão de mundo “tacanha” dos possíveis adversários de Lula na disputa pela presidência em 2026. Para o ministro, os governadores e possíveis postulantes nas eleições não possuem “traquejo para enfrentar o desafio internacional que está sendo colocado”.

“É aquela velha agenda, vender estatal e congelar o salário mínimo. E é isso que eu vejo da parte desses governadores”, minimizou. “Essa agenda não vai para frente como projeto de país. Eu não vejo, da parte da oposição, ninguém que consiga transcender sequer à divisa do próprio estado”, concluiu.

 

Veja também