Prefeitura de Palmas apresenta estudos para requalificação dos acessos à rotatória na BR-010, em Taquaralto

Eduardo Siqueira. Foto: rede social.

A Prefeitura de Palmas apresentou nesta quarta-feira, 21, estudos preliminares para o projeto de requalificação da rotatória na BR-010, em Taquaralto, em frente ao Ginásio Ayrton Senna, incluindo acessos às marginais e setores adjacentes. A intervenção visa solucionar gargalos viários históricos e melhorar a mobilidade na região sul da capital, um dos pontos de maior fluxo de veículos da cidade, que conecta as avenidas Tocantins e Goiás.

Proposta Inicial

A proposta de viabilidade foi apresentada pelas secretarias municipais de Infraestrutura e Habitação e de Mobilidade, Planejamento e Desenvolvimento Urbano, em reunião com os superintendentes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Ehrel Garcia, e da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), Max Souza.

Projeto Executivo da Obra

Os estudos indicam como solução o rebaixamento da pista da BR-010, permitindo que o tráfego rodoviário siga em nível inferior, enquanto o trânsito local passará por cima, garantindo acesso mais seguro e ágil às vias marginais e setores da região sul. A proposta preliminar foi apresentada à Ageto e ao Dnit para análises técnicas. Após essa etapa, será elaborado o projeto executivo da obra, considerada estratégica para o sistema viário de Palmas.

Benefício da Parceria

O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), destacou o benefício da parceria. “Palmas só avança quando há união de esforços. Esse é um projeto estratégico para a capital e só se torna possível graças à parceria sólida que estamos construindo com o governo do Estado e com o Dnit. Paralelamente, já estamos executando a recuperação do asfalto na marginal leste da BR-010, corrigindo problemas históricos e garantindo mais segurança e conforto para quem trafega diariamente pela região”, afirmou.

Fluididez ao Trânsito

O secretário municipal de Infraestrutura e Habitação, Paulo Cezar Monteiro, comentou sobre a proposta para melhorar a mobilidade urbana. “Nosso objetivo é dar mais fluidez ao trânsito e garantir segurança aos moradores da região sul, com um acesso de qualidade em um ponto crítico de tráfego. O município ficará responsável pela elaboração do projeto, que será doado ao Dnit, que conduzirá o processo de licitação para captar os recursos necessários para a execução da obra”, explicou.

Obra Moderna

Segundo Luiz Antônio Ehrel Garcia, superintendente do Dnit no Tocantins, a iniciativa reforça a importância da cooperação entre os órgãos. “Essa parceria é fundamental para a construção de uma obra moderna de infraestrutura. Também discutiremos o plano funcional para a extensão da duplicação entre as avenidas Goiás e Ipanema, importante para o sistema de mobilidade urbana de Palmas”, afirmou.

Gargalos de Mobilidade

O secretário municipal de Mobilidade, Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Israel Henrique de Melo Sousa, destacou o impacto positivo do projeto para a cidade. “Este é um pontapé inicial que vai destravar diversas situações e antigos gargalos de mobilidade na cidade. Trata-se de uma intervenção estruturante, que organizará o fluxo viário e preparará a cidade para o crescimento futuro”, concluiu.

Veja também